Sobre o clube

Clube Aeromodelismo do NorteO Clube Aeromodelismo do Norte (CAN), foi fundado em 1992 por um grupo entusiastas da modalidade e também pela necessidade de criar um local de voo mais acessível do que a pista de Espinho, que na altura, sofria algumas alterações. Foi então cedido ao clube, por dez anos, um terreno situado em Covelas para a construção de uma pista, mas por dificuldades financeiras o projecto não foi avante.

Com todos estes atrasos, não se deu seguimento à pista de Covelas. Entretanto dois sócios descobriram um terreno baldio em Seroa, no qual conseguiram que se fizesse uma pista em saibro, que depois viria a ser asfaltada e que durante anos serviu para a prática da modalidade. No seu auge, o C.A.N. contava com 130 sócios, dos quais 90 eram praticantes.

Como não tinha sede própria, as reuniões realizavam-se numa garagem cedida desde o início por um fundador e ex presidente do Clube, António Moreira. Em 1997, foi inaugurada a sede  situada em Custóias, na Rua António Fragoso, 306 Cave. Como optamos por dar prioridade à construção da nova pista da Serrinha em Pedorido, em Agosto de 2006 tivemos de  prescindir  deste espaço. No entanto mantemos conversações com entidades da autarquia, para obtensão de um novo espaço menos dispendioso para a sede do CAN.

O CAN tem vindo a organizar várias exposições como por exemplo: Colégio Flory, Câmara de Matosinhos, Pavilhão Rosa Mota (aniversário da Força Aérea Portuguesa) e uma exposição conjunta com a L.I.P.A. no Mercado Ferreira Borges. Participou nas comemorações dos 25 anos da Escola C+S de Revelhe em Fafe, realizou uma exposição e demonstração de aeromodelismo (helicópteros) na Escola C+S de Paços de Ferreira. Realizou Fun-Flys e provas de acrobacia F3A e F3C. Organizou também dois grandes festivais em Seroa onde participaram alguns pilotos espanhóis. Tem igualmente participado com alguns dos seus sócios, em provas da Federação, organizadas pelo clube e outros, sendo alguns dos seus sócios Campões Nacionais em algumas das classes de Aeromodelismo. Tem realizado exibições em alguns locais nomeadamente, Leça da Palmeira. Inaugurou uma pista em Amarante, do Núcleo de Aeromodelismo do Norte e outra na Lixa. Recentemente organizou dois Indoors, um em Lousada e outro no Pavilhão Municipal de Custóias. Em 17 de Junho de 2006 inauguramos a nossa pista em Pedorido - Castelo de Paiva e em 02 de Setembro organizamos o 2º encontros de hidros, no Rio Douro também em Pedorido.